Qualificação profissional é desenvolvimento
A Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) é uma entidade sem fins lucrativos instituída em 2002 pelos sindicatos patronal e laboral do segmento – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR) – e Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (SIEMACO Curitiba).
Devido ao trabalho que desenvolve, foi oficialmente reconhecida com os títulos de Entidade de Utilidade Pública nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal.
Seu principal objetivo é oferecer capacitação profissional certificada de forma gratuita para todos os trabalhadores do segmento, sendo uma importante ferramenta para as empresas que buscam profissionais qualificados.
A FACOP administra duas estruturas: o Centro de Formação Profissionalizante Nahyr Kalckmann de Arruda, que fica em Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba); e um escritório na região central da capital paranaense, o RH Coletivo.
O Centro de Formação Profissionalizante Nahyr Kalckmann de Arruda foi desenvolvido para promover a qualificação profissional no setor de Asseio e Conservação. Oferece cerca de 40 cursos gratuitos, diversas opções de palestras e oficinas.
Instalado em uma área de 13 mil metros quadrados, foi idealizado para atender cerca de 350 alunos simultaneamente com laboratórios próprios para os cursos práticos. Nos espaços, o profissional pode ter contato com o dia a dia do futuro trabalho, para os que ingressam no mercado de trabalho, e, aprimoramento e qualificação para os que já atuam no setor, trazendo qualificação para oportunidade de promoção. O laboratório de limpeza hospitalar, por exemplo, possui leito, equipamentos, chão especial e capacitação aos alunos para higienização, desinfecção em áreas Hospitalares e estabelecimento de assistência a saúde(EAS), entre outros ambientes. Ainda há o laboratório de coperagem, panificação e cozinha. Um grande diferencial da estrutura é o laboratório de tratamento de pisos. Este amplo e iluminado espaço, conta com vários tipos de revestimentos para o chão, como pedra, madeira, azulejos e etc. Nesse local os alunos aprendem com equipamentos direcionados, a higienizar cada uma dessas superfícies de maneira adequada e sem causar qualquer avaria.
Essa unidade possui, ainda, oito salas para aulas expositivas, sala de informática, biblioteca, alojamento, refeitório e um auditório com equipamentos de ponta para cem pessoas. Por fim, na área externa, com mais de 7 mil m², está Jardim Botânico Alex Canziani. Este espaço verde é utilizado como de laboratório para cursos de jardinagem, paisagismo, limpeza ambiental, sustentabilidade e ainda como uma forma de interação com a comunidade, uma vez que é aberto ao público.