Os Sindicatos dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná eram filiados na Fethepar – Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná, que abrangia, além dos trabalhadores em asseio e conservação, também os trabalhadores em turismo e hospitalidade (hotéis restaurantes, condomínios entre outras atividades).
Com o crescimento das entidades em suas bases tornou-se necessária uma representação mais específica para o setor de asseio e conservação. Em 14 de dezembro de 1992, em Londrina, foi realizada a assembleia de fundação da Feaconspar – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná, com a presença de representantes de todos os Sindicatos dos Empregados em Asseio e Conservação do Estado, que aprovaram a fundação da Federação e o seu estatuto e elegeram sua primeira diretoria.
Participaram desta histórica assembleia, representando o Sindicato de Curitiba, os senhores Renato Pinto, Maria Donizeti Teixeira e Manassés Oliveira da Silva; representando o Sindicato de Londrina, Cleonilda Batista Torres, Thereza Vila de Oliveira, Maria Silva de Souza, Maria José dos Santos e Maria do Rosário Caçula; representando o Sindicado de Maringá, Irde Maria Adams Correia; representando o Sindicato de Foz do Iguaçu, Dionísio Pereira Campos e representando o Sindicato de Cascavel, Marlene Gomes de Oliveira.
Desde a sua fundação, a Feaconspar coordena as atividades da área de asseio e conservação no Estado do Paraná, sendo responsável pelas negociações coletivas junto com os sindicatos, mobilização do setor e encaminhamento de ações conjuntas.
A Feaconspar representa aproximadamente 50 mil trabalhadores paranaenses organizados em 7 Sindicatos (Siemaco Cascavel, Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Maringá e o Sineepres – PR).